A importância do Coaching de Equipa

A importância do Coaching de Equipa

A importância do Coaching de Equipa

Saber trabalhar em equipa é imprescindível em qualquer momento da nossa vida e principalmente no âmbito profissional! É aqui que entra em ação o Coaching de Equipa. Esta metodologia potencia o trabalho de muitos profissionais na medida em que é fundamental para desenvolver a capacidade de colaboração e de trabalho em equipa. O objetivo do Coaching de Equipa é facilitar a aprendizagem, criar uma dinâmica positiva e   sinergias entre os participantes. Possibilita, em equipa, uma experiência profunda de crescimento que melhora a performance através da aplicação dos princípios e das metodologias de coaching, que incluem a reflexão e partilha de perspetivas, a exploração de novas oportunidades e de preparação para a mudança. Como funciona o processo de Coaching de Equipa? As sessões são realizadas num encontro com todos os membros da equipa. Nem sempre é fácil a integração e a participação de todos na equipa. Este processo facilita toda a dinâmica necessária para superar as dificuldades, criar oportunidades para todos se envolverem e comprometerem com os objetivos traçados. Simplifica e torna mais objetivas as interações e as diferentes formas de ver a realidade valorizando os diferentes pontos de vista e convida aqueles que muitas vezes não apresentam disponibilidade para se manifestar e participar e, não menos importante, e que tudo seja resolvido de forma clara, aberta, colaborante e honesta. Esta metodologia aumenta de forma significativa a performance da equipa potenciando também o seu desenvolvimento e os seus resultados. Um processo de Coaching de Equipa permitirá:
  • Alcançar maior clarificação dos objetivos coletivos e do papel de cada um
  • Analisar o modus operandi, pontos fortes e fracos em equipa e desenvolver um plano para ultrapassar as debilidades e as ameaças
  • Desenvolver uma atitude positiva e mobilizadora que promova uma dinâmica de progresso
  • Gerir melhor a tensão e o stress no seio da equipa
  • Melhorar o processo de comunicação bem como a criatividade
  • Avançar com mais energia e determinação, com espírito de corpo, ou seja, como todos membros são úteis e necessários, e como tal, têm dignidade própria e são complementares, devem ser respeitados e valorizados.
As etapas presentes no Coaching de Equipa:
  1. Diagnóstico (avaliação e caracterização do problema ou situação)
O diagnóstico pode ser realizado através da aplicação de um questionário onde são apresentadas as questões mais importantes e observadas as impressões dos participantes acerca das mesmas.
  • Definição dos objetivos do trabalho e a respetiva estratégia
Esta etapa corresponde ao momento em que cada coachee com o coach definem qual o caminho a seguir e onde quer chegar e qual será o plano e a duração das sessões de coaching.
  • Alinhamento dos objetivos, visão, missão e valores
O próximo passo será alinhar os objetivos da equipa envolvendo a visão, missão e valores, pois todas as pessoas trabalham muito mais comprometidos se estiverem com uma estratégia e um propósito comum. Tudo isto faz com que toda equipa se sinta como na sua própria casa e em família.
  • Definição dos indicadores de desempenho (KPI)
É importante definir indicadores de desempenho que possam estar associados aos resultados pretendidos. Este é um momento em que a equipa escolhe com objetividade indicadores que possam monitorizar o desempenho e acompanhar o processo. Todos devem ser construídos de forma coerente e simples.
  • Definição das competências a serem desenvolvidas
As competências vitais para que a equipa atinga os resultados que ambiciona tem que ser bem identificadas e trabalhadas de acordo com as funções, responsabilidades e prioridades.
  • Formação e Treino das competências da equipa
Esta etapa poderá ser a mais longa de todo o processo, mas que irá motivar e facilitar o trabalho de todos os elementos.
  • Reconhecimento pelos resultados obtidos
Chega-se à reta final! Se todos os passos anteriores foram executados com determinação e coragem, e se a equipa atingiu esta fase certamente estarão no caminho certo. Este é o momento ideal para fazer um balanço de todo o processo de coaching e de desenvolvimento da performance da equipa! Em resumo são estas as vantagens do Coaching de Equipa:
  • Ganhos significativos na produtividade individual e coletiva
  • Aumento da motivação e satisfação no trabalho potenciando o talento dentro da própria organização
  • Melhoria no relacionamento, comunicação e partilha entre os membros da equipa
  • Incremento significativo no compromisso com a organização promovendo uma melhoria nos resultados
  • Aperfeiçoamento do espírito de equipa e de uma abordagem mais positiva e colaborativa na organização
Em todo este processo o líder da equipa participa e tem um papel fundamental pois deverá incentivar e motivar os seus colaboradores a entenderem que o processo de coaching é muito importante para o seu crescimento e melhoria da realização. É preciso que desafie constantemente a sua equipa para que esta se comprometa a superar as dificuldades e desafios e queira ser excelente para alcançar o sucesso. A sua organização ou a sua equipa está numa situação menos comprometida e nada favorável para alcançar as metas e objetivos definidos e não encontra uma solução eficaz para a resolver? Pode falar sobre a possibilidade de realizar um programa de Coaching de Equipa com o seu líder? A solução pode estar bem perto de si! Artigo escrito por João Mouga Vieira

Leave a comment

Name
E-mail
Website
Comment