A importância do Team Coaching

A importância do Team Coaching

A importância do Team Coaching

Saber trabalhar em equipa é imprescindível em qualquer momento da nossa vida principalmente no âmbito profissional! É aqui que entra em ação o team coaching. É um processo baseado numa relação que é construída em cada equipa e por isso cada processo de team coaching é diferente tendo em conta os participantes as suas características e necessidades.

O team coaching potencia o trabalho de muitos profissionais na medida em que é fundamental no alinhamento do esforço de cada participante segundo as suas capacidades, competências e responsabilidades na concretização de metas e objetivos definidos. O team coaching surge como um método poderoso, capaz de contribuir para o desenvolvimento do trabalho de equipa e dos indivíduos tanto a nível profissional como pessoal.

As nossas metodologias de team coaching asseguram que o se constroem relações positivas e saudáveis, o que permite ao coach coordenar os trabalhos e avaliar os progressos, desafiando e encorajando a equipa e cada participante a empenhar-se no seu autodesenvolvimento, ao mesmo tempo que o apoia nesta transformação positiva.

O team coaching desenvolve equipas aumentando drasticamente os seus níveis de produtividade através da melhoria da comunicação, objetividade, respeito, compreensão e cooperação. Todos os planos de desenvolvimento de uma equipa estão alinhados com as necessidades e desafios da organização e do negócio.

O que esperar?

Na nossa metodologia de team coaching as equipas têm mecanismos de avaliação e de feedback sobre os processos de trabalho de cada um e em equipa. Cada equipa elabora um plano de atividades trimestral (mínimo) que envolve um conjunto de sessões de trabalho que favorecem a criação, compromisso e implementação de um plano de ação concreto com indicadores que permitem avaliar a evolução e o seu impacto no negócio.

Como funciona o processo de Team Coaching?

As sessões de team coaching são realizadas com todos os membros da equipa. Depois de clarificados e definidos os objetivos a perseguir e apresentada a metodologia e o processo de trabalho a seguir toda a equipa é envolvida quer nas sessões de grupo quer em sessões individuais.  O coach assume a responsabilidade do líder e catalisador das reuniões procurando simultaneamente alinhar e orientar os participantes.

O team coaching aumenta a performance da equipa potenciando também o seu desenvolvimento, a melhoria dos relacionamentos e do compromisso entre todos para alcançar os objetivos definidos.

O processo em grupo nem sempre é linear mas um coach experiente consegue encontrar formas interessantes e criativas, envolvendo os participantes potenciando as soluções e o relacionamento entre todos de forma objetiva, sincera e honesta.

Saiba algumas das etapas presentes no team coaching:

  • Diagnóstico (caracterização, apresentação e avaliação do problema ou situação)

O diagnóstico pode ser realizado através da aplicação de um questionário/avaliação onde são expostas questões importantes e que afetam o desempenho da equipa e observadas as impressões dos participantes acerca das mesmas.

  • Definição dos objetivos do trabalho e da estratégia a seguir:

Esta etapa corresponde ao momento em que se definem com clareza os objetivos e prioridades do trabalho a realizar bem como a metodologia, o plano e a duração das sessões de coaching a realizar.

  • Alinhamento dos objetivos, visão, missão e valores

O próximo passo será enquadrar e alinhar os objetivos definidos para o processo de team coaching com os objetivos organizacionais envolvendo a visão, missão e valores, pois os participantes trabalham muito mais motivados se clarificados os porquês e alinhados com o propósito e a proposta de valor da organização. Tudo isto faz com que toda equipa se sinta muito mais engajada e comprometida.

  • Definição dos indicadores chave de desempenho (KPI)

A definição dos indicadores chave de desempenho envolve um grande cuidado e concentração. Este é um momento em que a equipa terá de definir com objetividade a forma como vai avaliar o progresso e a sua monitorização. Além disso, todos os objetivos e os indicadores associados têm de ser construídos de forma coerente e de avaliação simples.

  • Definição das competências a serem desenvolvidas

Neste sentido serão definidas as competências que irão fazer com que toda a equipa e bem como cada um dos participantes deve agir para atingir os resultados que se desejam.

  • Desenvolvimento das competências da equipa

Esta etapa do processo vai pode demorar algum tempo mas é fundamental para capacitar os participantes e também motivá-los para contribuir de forma alinhada com o esforço de todos.

  • Monitorização e reconhecimento pelo trabalho realizado 

Chega-se assim à reta final! Se todos os passos anteriores foram executados com toda a determinação e se a equipa trabalhou de forma consistente e alinhada nesta etapa certamente os resultados são animadores e confirmam que se está no caminho certo. Devem ser valorizados e reconhecidos os esforços e o desempenho de excelência bem como as maiores aprendizagens para o futuro. Este é o momento ideal para fazer um balanço de todo o processo de team coaching!

Conheça as vantagens do team coaching:

  • Aumento da produtividade da equipa e de cada um dos participantes
  • Maior motivação e satisfação pelo trabalho realizado potenciando o talento na organização
  • Melhoria no relacionamento e da cooperação entre todos os membros da equipa
  • Aumento do nível de compromisso com a organização promovendo uma melhoria nos resultados
  • Aperfeiçoamento do espírito da equipa e do compromisso em equipa com a organização

A direção da organização ou da empresa tem um papel fundamental em todo este processo pois deverá suportar, incentivar e motivar os seus colaboradores a entenderem que o team coaching é muito importante para o desenvolvimento do trabalho com criatividade e colaboração. Em fases difíceis onde parece que as equipas estagnaram ou os desafios parecem ser inultrapassáveis esta metodologia do team coaching pode ser de extrema importância. A organização onde se encontra está numa situação menos boa e não encontra uma solução eficaz para a resolver? E se falar sobre o team coaching com a sua direção ou chefia? A solução está bem perto de si!

Artigo escrito por

João Mouga Vieira

Leave a comment

Name
E-mail
Website
Comment