Diferenças entre coaching, mentoria e a consultoria

Diferenças entre coaching, mentoria e a consultoria

Diferenças entre coaching, mentoria e a consultoria

Qualquer pessoa num momento da sua vida, acaba por sentir-se sozinha, perdida, com falta de energia, com pouca vontade e foco e poderá sentir que tudo está a estagnar ou mesmo a fugir por entre os seus dedos. Para estes momentos existem métodos e ferramentas que podem ajudar as pessoas a alcançar as suas metas e objetivos, como o coaching, a consultoria ou a mentoria. No entanto muitas vezes não estão claras quais as diferenças entre estes três conceitos e acabam por errar quando escolhem um deles.

Através deste post poderá tirar todas as dúvidas acerca destes três métodos e saber qual é o caminho a seguir!

Coaching

É um processo que tem como objetivo apoiar o indivíduo no seu desenvolvimento profissional e pessoal num processo dinâmico, interativo e orientado para resultados, que permite desenvolver as competências do participante, recorrendo a um conjunto diversificado de métodos. Desenvolve-se através de conversas regulares em sessões estruturadas entre o coachee (cliente) e o coach (treinador), em que a principal preocupação será orientar esse mesmo indivíduo no âmbito profissional, mas também pessoal. As sessões de coaching podem ser semanais, quinzenais ou até mesmo mensais, onde o coach propõe ao coachee a realização de determinadas tarefas com o propósito de o mesmo alcançar as metas e objetivos pretendidas e alcançar o sucesso.

Mentoria

Também conhecida por mentoring, destina-se apenas à atuação de um profissional da área na partilha de conhecimentos e estímulo do desenvolvimento profissional a um determinado indivíduo. Ou seja, um processo em que é uma pessoa (aprendiz) é guiada ou aconselhada por um mentor, com vista a adquirir conhecimentos, experiência ou determinadas competências.

Para isso o mentorado terá reuniões frequentes, onde o mentor irá partilhar os seus conhecimentos e a sua experiência e o irá ajudar a superar as suas principais dificuldades e até mesmo barreiras que podem estar a condicionar o seu desempenho.

Consultoria

A consultoria é atividade profissional de pessoas qualificadas e especializadas (consultores) que de forma objetiva fornecem o diagnóstico, formulação de soluções, plano de ação, implementação e análise de resultados acerca de um assunto da sua especialidade.

No contexto empresarial podem ser convocados consultores especializados em áreas tão diversas como da área estratégica, do marketing, das tecnologias da informação, da financeira, da fiscal, dos recursos humanos, entre outras, que podem ajudar a solucionar determinados problemas da empresa através da análise, apresentação de soluções e sua implementação. O acompanhamento destes projetos de consultoria é feito através de reuniões, relatórios de processo, revisões e análise de resultados e novas intervenções, quando necessárias. Assim, o consultor garante que os objetivos definidos para o projeto de consultoria sejam alcançados.

Descubra quais são as diferenças

Pode-se afirmar que o coaching, a mentoria e a consultoria são métodos e abordagens que se complementam. Além disso, é preciso ter em atenção que estes três processos não podem ser aplicados de forma conjunta pois as caraterísticas dos mesmos diferem.

Fique já a seguir a saber quais as diferenças entre estes processos:

Principais caraterísticas do Coaching

– Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional

– As perguntas e a reflexão de questões pertinentes para a evolução

– O diálogo e a partilha são chave deste processo

– Processo realizado através de sessões

– Foco na pessoa ou pessoas.

Principais características da Mentoria

– Foco no aperfeiçoamento no âmbito profissional

– Não existe um prazo específico para o fim do processo

– O mentor tem muito conhecimento e experiência na área e irá apoiar o cliente

– Baseia-se na partilha de conselhos e de know-how do mentor com o mentorado.

 Principais caraterísticas da Consultoria

– O consultor é o especialista da área em causa

– O objetivo é avaliar as informações técnicas e apoiar no desenvolvimento de um determinado projeto para ultrapassar um desafio

– O consultor é aquele que diz ao cliente o que deve fazer e muitas vezes, apresenta a solução e faz

– Foco na correção de um problema, de um método, de um sistema, de um processo.

Qual é o momento certo para optar por cada um destes métodos?

Depois de ler todas as informações sobre o coaching, a mentoria e a consultoria a próxima questão que lhe deverá surgir na cabeça é qual será o mais adequado para si e o momento mais oportuno para os realizar.

Assim, o coaching no contexto empresarial é mais indicado para empresários e gestores que querem obter melhorias significativas quer a nível profissional quer pessoal tais como melhorar a sua autoconfiança, a sua liderança, a definição de metas e objetivos com mais clareza, a sua comunicação a sua performance ou a da sua equipa.

A mentoria está mais direcionada para empresários e profissionais que procuram um aconselhamento para realizar determinadas escolhas e tarefas no dia a dia. O mentor apresenta e partilha o seu conhecimento e experiência como forma de @ ajudar.

Já a consultoria é indicada para empresas e profissionais que em algum momento necessitam de apoio especializado em relação a um determinada área ou não conseguem identificar uma solução para um desafio ou um problema que estão a enfrentar e querem arranjar forma de o solucionar.

Precisa de ajuda num destes três domínios? Agora já tem uma ideia daquele que se irá adaptar mais às suas necessidades! Esteja pronto para a mudança e seja feliz!

João Mouga Vieira

Leave a comment

Name
E-mail
Website
Comment