Coaching e desenvolvimento pessoal

Coaching e desenvolvimento pessoal

Coaching e desenvolvimento pessoal

Ao longo da vida profissional conseguem-se projetos e realizações incríveis, constrói-se uma rede de contactos profissionais e fazem-se novas amizades. No entanto, nem tudo é um mar de rosas e existem barreiras e dificuldades que, por vezes nos impedem de manifestar o nosso potencial e viver com alegria e satisfação o nosso dia a dia.

Nestas circunstâncias o coaching surge como uma grande ajuda no desenvolvimento pessoal de cada indivíduo.

Muitas vezes passamos por situações menos favoráveis e deixamos que certas experiências nos afetem e acompanhem de forma persistente.

Um processo de coaching permite ultrapassar a maioria dos obstáculos, deitar fora “parte da bagagem” que não acrescenta valor à vida e ajuda a superar um conjunto de medos e de stress que só atrapalham. Através do autoconhecimento cada pessoa descobre e valoriza os seus pontos fortes e os seus talentos para que possam ser transformados em capacidade de realização e fonte de alegria. O coach é nesse processo o verdadeiro catalisador na mudança e da transformação não só facilitando o autoconhecimento, mas também ajudando a definir com clareza metas e objetivos, um plano de ação e tarefas necessárias, acompanhando o desempenho e valorizando as conquistas e a evolução.

Vida pessoal e profissional a caminharem lado a lado

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um desafio e depende em grande medida das escolhas que cada um faz diariamente e da forma como pensa e age em cada situação.

A harmonia entre estas duas esferas é meio caminho para que cada pessoa se possa sentir bem consigo mesmo e motivada no seu trabalho.

Por isso, o coaching ajudará cada pessoa a manter-se equilibrada nestas duas áreas para que tudo de melhor aconteça na sua vida.

7 dicas de desenvolvimento pessoal e profissional

  1. Tenha sempre um conjunto de objetivos bem presentes
  2. Altere a sua rotina e hábitos de acordo com as suas escolhas e metas
  3. Conheça-se cada vez melhor e promova o seu crescimento intelectual e emocional nas várias dimensões da vida
  4. Contacte novas pessoas, desenvolva o seu networking e alimente a sua rede de contactos com pessoas importantes e influentes
  5. Aprenda a ser líder, mas também a ser liderado
  6. Seja curioso, inovador e criativo
  7. Melhore a sua organização, estrutura, e crie um sistema com processos adequados para alcançar o que quer

Dimensões desenvolvidas no processo de coaching  

Autoconhecimento

Através do coaching, cada pessoa vai ganhar maior conhecimento sobre si própria e ao mesmo tempo isto irá ajudá-la a entender e valorizar os seus talentos, ultrapassar as suas debilidades e os seus medos.

Autoconfiança

Cada pessoa ao ser incentivado e motivado a superar-se e a ser cada dia melhor irá ultrapassar cada vez mais obstáculos e sentir-se muito mais confiante e cheio de vontade de abraçar novos desafios.

 Otimismo

Depois de vencer os obstáculos e se tornar uma pessoa mais confiante, tendo presente a sua evolução e conquistas, o processo de coaching promove maior otimismo e capacidade para encarar o futuro com maior realização e alegria.

 Melhoria das competências, comportamentos e atitudes

Através dos aspetos positivos referidos o coachee irá melhorar características importantes que influenciam positivamente o desenvolvimento de competências, comportamentos e até mesmo atitudes.

 Capacidade de liderança

No processo de coaching o cliente irá ter a oportunidade de aprender técnicas e modelos de liderança que poderão ser usados tanto na sua esfera pessoal quanto profissional.

 Gestão de conflitos

Trabalhando esta competência irá conseguir maior equilíbrio nas relações, o coachee irá ser treinado para se colocar nos “sapatos do outro” para que haja maior harmonia e reduza a existência de conflitos e do seu impacto.

 Capacidade de Comunicação

Neste processo de desenvolvimento pessoal, cada participante irá desenvolver as suas capacidades de comunicação e aprender a ouvir melhor para evitar mal-entendidos, melhorando assim a sua comunicação.

Com um programa de coaching bem conduzido terá a oportunidade de desenvolver várias competências. Cada pessoa poderá passar do seu estado atual para o estado que realmente deseja com melhores resultados.

Se quer concretizar mudanças significativas na sua vida, este é o momento ideal para investir num programa de coaching para o seu desenvolvimento pessoal e alcançar uma nova dinâmica de realização.

Artigo escrito por João Mouga Vieira

Leave a comment

Name
E-mail
Website
Comment