Entrevistas de emprego: o Coaching de Carreira pode ajudar-me?

Entrevistas de emprego: o Coaching de Carreira pode ajudar-me?

Entrevistas de emprego: o Coaching de Carreira pode ajudar-me?

Com o mercado de trabalho cada vez mais preenchido é muito importante saber como se pode destacar dos restantes candidatos numa oportunidade a que está a concorrer. É muito frequente sentir dificuldade em se expor e falar de forma confiante sobre si e sobre as suas capacidades e talentos nas famosas entrevistas de emprego. As dores de cabeça e as noites perdidas sem dormir por causa deste desafio têm os dias contados, pois através do Coaching de Carreira conseguirá enfrentar e superar esses obstáculos com confiança!

Descubra como o Coaching de Carreira pode ajudá-l@ a ter sucesso nas suas entrevistas de emprego!

As entrevistas de emprego são um dos momentos decisivos para quem procura o seu primeiro emprego ou para alguém que pretende nova contratação no mercado de trabalho.

Por mais que domine as competências fundamentais da sua área profissional, nem sempre consegue transmitir as suas qualidades e fazer a entrevista correr da melhor forma. Muitas vezes os candidatos sentem dificuldades em demonstrar quem são em questões de outra natureza tais como: competências psicológicas, emocionais e comportamentais. Por vezes são estes os elementos que um entrevistador mais deseja conhecer no candidato, mas a tarefa não se revela fácil!

Nestas situações o Coaching de Carreia ajuda o candidato a saber lidar com estes processos de recrutamento e a alcançar o trabalho e a posição que tanto deseja!

Saiba como pode melhorar o seu desempenho nas entrevistas de emprego através do Coaching de Carreira:

Através do processo de Coaching terá a oportunidade de se conhecer melhor, planear um conjunto de estratégias e delinear um plano de ação para saber como agir e aprenderá como se deve apresentar com eficácia diante do recrutador.

  1. Identificar os seus pontos fortes e debilidades

O autoconhecimento é importantíssimo nesta etapa da sua vida. Por isso, o Coaching de Carreira irá ajudá-l@ a saber como falar adequadamente de todos os seus pontes fortes e talentos e como poderá posicionar-se perante os outros candidatos nas entrevistas de recrutamento.

  1. Identificar onde e o que pode melhorar

Uma pessoa pode ter uma excelente formação e até um bom percurso profissional, mas há sempre aspetos que necessitam ser melhorados. Ter em conta que a capacidade para estar calm@ e em controlo, estabelecer uma comunicação clara, assertiva e empática são vitais. Nesse aspeto, o Coaching de Carreira atua na identificação e autovalorizarão conseguindo melhorias importantes.

É fundamental saber responder a algumas questões: Qual o seu maior desafio profissional? E pessoal? Que aspetos atrapalham o seu desempenho? Tem dificuldades em trabalhar em equipa? Como reagiu à sua última avaliação profissional ou a uma crítica do seu chefe? Ou de um colega?

Através da identificação destes e de outros desafios e o plano para os ultrapassar, o coach vai ajudar o coachee a encontrar as melhores estratégias e ações para conseguir as mudanças e o impacto desejado.

  1. A preparação é primordial

Nas entrevistas de recrutamento a preparação é determinante. Nesta importante etapa o coach vai explicar ao coachee como se deve preparar, pesquisando informações sobre a empresa, referências sobre a mesma, desafios do setor, entre outros aspetos. Esta atividade é vital pois demostra o interesse e a motivação que o candidato tem em relação a uma empresa ou organização.

  1. Seja um bom ouvinte

Durante as entrevistas de emprego é importante apresentar-se com calma, confiança e muito profissionalismo. Com a ajuda do coach treinará formas de controlar melhor a situação e as suas emoções e irá aprender a ouvir melhor e a responder no tempo e forma adequados.

  1. Apresentação para a entrevista

A postura, a voz e a forma como se veste comunicam bem alto e com muito impacto. Logo na primeira interação é nesses elementos que o entrevistador vai reparar, por isso, o seu coach de carreia irá ajudar a saber qual a postura mais correta, qual o tom de voz que deve utilizar e quais as roupas e acessórios que irão causar uma boa primeira impressão.

  1. Saiba gerir o seu tempo

Quando está à procura de trabalho é imprescindível ter uma estratégia em mente de como irá identificar qual é realmente o trabalho ou função que ambiciona.

É fundamental que distinga qual é a sua oportunidade de sonho, o que é uma excelente oportunidade e aquela que lhe serve, mas… Tendo presente estas definições dedique tempo a procurar novas possibilidades profissionais, adequar o CV a cada uma delas,  enviar o currículo e o seu email de candidatura e de motivação, realizar a preparação e formação adequadas e até mesmo agendar conversas com pessoas do setor e da própria empresa.

  1. Desenvolva o seu networking

Pode estar a trabalhar ou não mas é sempre muito importante que se relacione com os outros ou seja, mantenha e alimente a sua rede de contactos. O Coaching de Carreira possibilitará que cada cliente identifique e estabeleça relações que poderão favorecer a identificação de oportunidades correspondentes ao que cada pessoa procura.

Se quer melhorar a sua situação profissional invista num programa de coaching de carreira e irá sem dúvida conseguir destacar-se dos restantes candidatos à oportunidade que deseja.

O autoconhecimento e preparação que este processo facilita será uma mais valia para que alcance maior realização e o seu sucesso profissional.

Artigo escrito por João Mouga Vieira

Leave a comment

Name
E-mail
Website
Comment